top of page
Buscar

A inovação é o diferencial no caminho à prosperidade

Atualizado: 9 de abr. de 2025

Desenvolvimento de  novo projeto
Desenvolvimento de novo projeto

A inovação se tornou uma necessidade na economia  contemporânea, por força de um mercado mais exigente, com múltiplos canais de informação, redes sociais, entre vários outros meios de acessibilidade das pessoas às ofertas de produtos e serviços .


Inovar é fundamental, pois é o meio para empresas,  empreendedores e ao país se destacarem no mercado, inclusive, no cenário mundial.


O South Summit, que acontece em Porto Alegre, é exemplo da grande importância da inovação, o que atrai investimentos, gerando desenvolvimento econômico e social. 


Esse  evento de caráter internacional, que é o maior de inovação da América Latina, tem como objetivo oportunizar a conexão entre empresas, investidores, startups e empreendedores, a fim de gerar resultados e negócios.

 

Na sua edição de 2025, a South Summit  trouxe à capital dos gaúchos líderes mundiais conectados com sua proposta, reunindo cerca de mil investidores e 150 fundos de investimentos.


No espaço do Cais Mauá, onde ocorre o South Summit, estão empresas consolidadas  e startups dinâmicas e capacitadas com projetos inovadores em diversas áreas, como educação, saúde, indústrias, sustentabilidade, tecnologia, gestão entre outras tantas.


É para todo mundo


Não é preciso ser uma  grande organização para inovar. Temos inúmeros exemplos de pequenas empresas, nos mais diversos segmentos, que se lançaram no mundo dos negócios apostando em projetos inovadores.


Muitas vezes, com recursos limitados, mas iniciativas ousadas, empreendedores individuais, ou do núcleo  familiar – pais e filhos, ou irmãos – revelaram o quanto a inovação faz a diferença para os negócios, ganhando projeção e conquistando a parceria de investidores, que contribuíram para elevar protótipos inovadores à produção em escala industrial.


Na  área de Tecnologia da Informação (TI), nascem com muita frequência invenções, os APPs,  que facilitam  a vida  das pessoas na mobilidade, na segurança, na área da saúde, na agricultura, no turismo e em muitas outras atividades do dia-a-dia.


Quantos são os jovens estudantes, que participam de feiras de ciência e tecnologia e conhecem outros eventos de inovação como o South Summit, por exemplo, desenvolvem ideias e projetos que se transformam em criações de relevância para a humanidade. Temos exemplos desta natureza gestados em escolas, do nível básico ao universitário, vindos de todos estados.


Para inventar algo novo, ou melhorar algo que já existe a pessoa precisa de mentalidade aberta, ter curiosidade e estar atenta às oportunidades, ter iniciativa, ser  colaborativa,  ter entusiasmo, ousadia, saber enfrentar desafios e ser persistente.


Às empresas é preciso muita pesquisa e desenvolvimento sistemático, estabelecimento de políticas que incentivem a inovação, elas estarem abertas a novas ideias e saberem valorizar o pessoal.  Num ambiente colaborativo e receptivo surgem e prosperam as ideias que resultam em projetos inovadores.


Criadores em todos os tempos


A inovação não é uma peculiaridade dos tempos atuais. Hoje ela é uma condição indispensável para o ganho de competitividade e a prosperidade do negócio.  Mas as inovações sempre existiram. 


As grandes invenções da humanidade nasceram de ideias novas e criativas. Outras  tantas invenções  vieram para  solucionar problemas do dia a dia.


Oskar Hans Wolfgang Coester fundador do Grupo Coester, fabricante de equipamentos de automação industrial foi um exemplo de empreendedorismo e inovação. 


Empresário e inventor, que faleceu em 2020, Coester foi o criador e construtor do primeiro Aeromóvel do Brasil. Na época, anos de 1970, ele já tinha preocupação com a mobilidade urbana, com os desafios de trânsito nas grandes cidades e estava atento ao que poderia inovar no sistema de transporte.


E vejamos que a mobilidade urbana hoje continua sendo tão desafiadora como era na segunda metade do século passado.


Aprendendo a inovar


Para quem  quer conhecer os desafios de inovar num mercado competitivo, conhecer novas técnicas ou empreender, a Escola do Ednardo oferece o Curso Básico de Inovação com 12 horas de aula. 

Para maiores informações e inscrições, acesse: www.escoladoednardo.com.br

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page