Empresas sustentáveis têm maior valor de mercado
- Por Beatriz Franken - Escola do Ednardo

- 10 de abr. de 2025
- 2 min de leitura
Economizando energia pelo uso de painéis solares. O trabalho do operador/a fotovoltaico
na instalação e supervisão.

Nos últimos anos, vem aumentando consideravelmente o interesse das empresas pelos programas de ESG, tanto pela conscientização sobre os aspectos ambientais, mas sobretudo pela valorização de mercado dos empreendimentos que seguem o modelo sustentável em suas operações.
No universo dos negócios a sustentabilidade é o foco central. Por isso mesmo, é indispensável que empresas repensem aqueles modelos implementados há décadas, buscando integrar-se aos ecossistemas da inovação, agregando tecnologias de ponta e mantendo atualizações na gestão de seus recursos, para acelerar sua caminhada rumo ao futuro.
Os empreendimentos tradicionais estabelecidos e consolidados no mercado – da indústria, de varejo, do agronegócio e de todos os segmentos de atividades – precisam ter um olhar microscópico para o futuro, alinhando suas operações aos critérios de sustentabilidade, responsabilidade social e governança, o tão requisitado ESG – Environmental, Social and Governance.
Propostas e ações
É perfeitamente viável aliar os interesses e necessidades de um negócio lucrativo com o meio ambiente e a responsabilidade social.
Tudo começa pela mudança de dentro da organização, e a partir daí sua busca pelos recursos externos e tecnologias, que agreguem valor aos novos projetos e investimentos em ações sustentáveis.
Siga o passo a passo:
Planejamento – identificar os pontos da sustentabilidade mais importantes para o seu negócio;
Meio Ambiente – reduzir, se possível eliminar, a poluição por meio do uso de energia limpa;
Recursos – aplicar a técnica adequada da gestão dos recursos , racionalizando o consumo de água e de energia. Fazer gestão dos resíduos diminuindo a utilização dos descartáveis;
Estabeleça uma cultura sustentável – Revelar os propósitos e esforços da empresa e preparar seus colaboradores para mudança de cultura.
Transparência – Estar atento aos impactos sociais das atividades.
O mercado das startups disponibiliza inúmeras alternativas, plataformas, uso de inteligência artificial, aplicativos, totens e tecnologia que suprem todas as demandas da indústria e contribuem para a transformação do ambiente de negócios, com sistema de gestão eficiente e moderno.
Saiba o que é e o que representa ESG, e outros conhecimentos básicos de operações ambientalmente corretas com o curso de Gestão Ambiental com o professor Ednardo Artencio. Para mais informações, acesse o site www.escoladoednardo.com.br.




Comentários