Uniformizar medidas garante qualidade na produção
- Por Beatriz Franken - Escola do Ednardo

- 4 de abr. de 2025
- 2 min de leitura

A medição é o processo de comparar uma grandeza física a outra da mesma natureza tomada como padrão. É o conjunto de operações que visa determinar o valor de uma grandeza”.
Esta definição é dada pelo Inmetro, órgão executivo central do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro).
Quantificar grandezas físicas desempenha um papel fundamental em diversas áreas, como a ciência, a medicina, a pesquisa, a engenharia, a indústria e as atividades afins em cada um destes setores. Permite que os consumidores obtenham informações precisas sobre os produtos e bens adquiridos.
Dentro da indústria, que abrange amplo espectro de setores diferenciados, das áreas de materiais pesados, tais como máquinas e equipamentos, automotivo, engenharia e construção civil, moveleiro até os segmentos de fabricação de artigos leves, como roupas, calçados e acessórios de moda, requer-se medições, precisão e conformidade dimensional.
As medições utilizadas pela indústria para garantir eficiência nos processos e otimização dos resultados contemplam extensa gama e variedades de ferramentas e instrumentais.
Afinal, são muitas as grandezas, além da complexidade dos sistemas relacionados a cada tipo de indústria, dos respectivos segmentos de atividades e da natureza delas.
Para se tornar um operador especializado em medições, adquirir toda a expertise e postular novos postos na indústria, os trabalhadores passam por diversos cursos.
Para conhecer os instrumentos de medição e saber aplicá-los corretamente nos processos, a Escola do Ednardo está ministrando um curso básico de Metrologia.
Com 12 horas de aula, metodologia e didática de fácil compreensão, o curso exige como pré requisitos ensino fundamental, idade mínima de 14 anos, muita vontade de aprender e buscar crescimento profissional. As indústrias valorizam muito os trabalhadores que entendem de medição e sabem utilizar os instrumentos corretamente..
Para saber mais, acesse as plataformas do professor Ednardo Artencio.




Comentários